Foto: Brenno Beretta/VTV SBT
O distrito de Sousas, em Campinas, foi uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (27). Diversos pontos estão alagados e, segundo a prefeitura, cerca de 44 famílias do Beco Mokarzel estão em um espaço de abrigamento.
O local fica às margens do Rio Atibaia, que transbordou no trecho. Ainda de acordo com a prefeitura, ao todo, cerca de 100 pessoas tiveram suas casas atingidas, entre elas 25 crianças, seis idosos e uma criança com deficiência. Todos já tomaram café da manhã e receberão o almoço.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e a Defesa Civil estão discutindo com as famílias o encaminhamento para um abrigo. A região também está sem energia elétrica no momento.
Um dos moradores contou que não é a primeira vez que isso acontece no bairro, por isso ele já está acostumado e sabe o que fazer nessas situações. “Dentro de casa, a água está com um metro de altura. Perdemos bastante coisa. O que dá para levantar, a gente levanta, mas o resto tem que jogar fora. Quem está acostumado, igual eu, que já peguei várias enchentes aqui, consegue passar, mas quem não está acostumado não consegue”, contou.
Em dezembro de 2022, mais de 200 famílias ficaram desalojadas também na região do Beco Mokarzel e agora a situação se repete.
A Defesa Civil de Campinas contabiliza 12 ocorrências relacionadas à chuva. São quatro quedas de muros, três alagamentos de imóveis, duas quedas de árvores, dois imóveis em risco e um muro em risco.
O maior volume de chuva em 24 horas foi de 79,4 milímetros, registrado na região Sudoeste, na Vila Aeroporto, e na região Sul, no Jardim das Bandeiras. Em 72 horas, o índice chega a 111 milímetros.
A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Há previsão de chuvas intensas durante toda esta sexta-feira (27). Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.
Parques e bosques de Campinas são fechados por conta da chuva
Todos os parques públicos estão fechados desde às 8h desta sexta-feira (27), em razão do alto volume de chuva.
A Fundação José Pedro de Oliveira fechou o acesso à Mata de Santa Genebra. Assim como os demais parques e bosques, a situação será reavaliada amanhã (28).
Agentes da Emdec também interditaram a circulação de veículos na pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho entre a Avenida Almeida Garret e o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP), no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
Interdição Ponte da Estrada do Mirim
A ponte da Estrada Municipal do Mirim, que fica no limite com o município de Indaiatuba, foi interditada na manhã desta sexta-feira (27) pela Emdec, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos. A passagem, feita com toras de eucalipto, apresenta risco de queda e, até que seja reparada, ficará fechada.
O desvio, de cerca de dois quilômetros, será feito pela Estrada do Fogueteiro.