A sexta-feira (27) começou com chuvas intensas em Campinas, ocasionando diversos transtornos para os moradores. Foram registradas quedas de árvores e pontos de alagamento em ruas e avenidas. Segundo o boletim da Defesa Civil, o volume de chuva acumulado em 72 horas ultrapassou 80 mm em todas as regiões da cidade.
Um dos pontos críticos é a Avenida Ruy Rodrigues, que alagou na altura da ponte do Rio Capivari e precisou ser interditada. Agentes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estão no local orientando os motoristas sobre os desvios. Veja quais são:
- Desvios sentido Centro/bairro: pelas vias Érico Caruso, Itajubá e Bragança Paulista.
- Desvios sentido bairro/Centro: pelas vias Bragança Paulista, Presidente Juscelino e Padre Donozete Tavares de Lima.
As linhas do BRT também precisaram fazer desvios, e os agentes orientaram os passageiros. Ainda de acordo com a Emdec, houve alagamentos na Rua Iracema de Mattos Brown, na Avenida São Luiz do Paraitinga, na Rua João Caboclo da Silva, no cruzamento com a Rua Paulo Machado de Moraes.
Além disso, houve um desmoronamento de atulude entre as vias Bragança Paulista e Dr. Silvio Carvalhaes, via especial para o tráfego do BRT, que precisou ser bloqueada totalmente. Agentes da empresa estão trabalhando para orientar os motoristas sobre os desvios e realizando a limpeza do local.
Alagamentos causam transtornos para moradores do bairro Ouro Preto, em Campinas
Moradores do bairro Jardim Ouro Preto, em Campinas, ficaram ilhados na manhã desta sexta-feira (27), sem conseguir atravessar a Rua João Caboclo da Silva, no cruzamento com a Rua Paulo Machado de Moraes, devido ao transbordamento da ponte do Rio Capivari.
Algumas pessoas ficaram quase uma hora esperando para conseguir atravessar a via, seja para voltar para casa ou ir trabalhar.
“Fiquei 20 minutos na Ruy Rodrigues e estou mais 40 minutos aqui esperando para ir embora. Trabalhei a noite inteira, cansado, e o prefeito não toma uma atitude. Toda vez que chove é desse jeito. Por que o prefeito não resolve isso? É um transtorno”, relatou o morador Marco Roberto.
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que a cidade está em Estado de Atenção devido ao alto volume de chuvas. Há previsão de chuvas intensas durante toda esta sexta-feira. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada nas áreas mais vulneráveis.
A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 600 pessoas que já estão nas ruas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído devido às chuvas e ventos, conserto de galerias e reparos no afundamento de vias.
A Emdec monitora e orienta o trânsito nos pontos de alagamento.
Prefeitura de Campinas fecha os parques e interdita faixas
A Prefeitura de Campinas fechou todos os parques públicos às 8h desta sexta-feira (27) e também mobilizou equipes de diversas áreas para atuar na prevenção e minimizar os riscos devido às chuvas intensas no município.
A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente em casos de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão em sobreaviso para atuar, caso necessário.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também iniciou a ativação da faixa reversiva (circulação no contrafluxo) na Rua Coronel Quirino, no trecho entre a Rua General Marcondes Salgado e a Avenida Dr. Moraes Salles. Com isso, o tráfego na Rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, estará bloqueado.
A circulação de veículos na pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho entre a altura da Avenida Almeida Garret e o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP), no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), foi interditada.
As medidas visam reduzir a circulação de veículos nessas regiões arborizadas, diminuindo o risco de acidentes provocados por quedas de árvores devido às chuvas intensas. Até o momento, Campinas já registrou mais de 80 milímetros de chuvas acumuladas nas últimas 72 horas.
Rio Capivari transborda em Monte Mor
Uma chuva de forte intensidade atingiu o município de Monte Mor nesta sexta-feira (27), ocasionando o extravasamento do Rio Capivari e resultando em dois pontos de inundação: a Rua Nicolau Árabe e a Rua Siqueira Campos.
As vias permanecem interditadas até que ocorra o escoamento. Não há registros de pessoas feridas.
Previsão do tempo para Campinas e região
Hoje (27), o sistema meteorológico que atua no Sudeste ainda influencia o regime de chuva em todo o Estado de São Paulo, provocando pancadas de chuva, principalmente na faixa leste do Estado, onde há previsão de chuva forte, acompanhada de raios e vento, além de acumulados moderados.
Já neste sábado (28), o sistema meteorológico estará mais voltado para o Estado do Rio de Janeiro; porém, ainda provocará algumas pancadas de chuva nas regiões mencionadas anteriormente, com intensidade menor. Como o solo se encontra encharcado, recomenda-se atenção redobrada, pois ainda há risco de transtornos.
A partir de segunda-feira (29) até o final do ano, o fenômeno meteorológico se deslocará para a Região Nordeste do Brasil; no entanto, ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente e a umidade da Amazônia criarão condições para pancadas de chuva em todo o Estado. Logo, recomenda-se novamente atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.