Rio Capivari transborda, causando diversos pontos de alagamento e congestionamento em Campinas

A Avenida Ruy Rodrigues ficou alagada e agentes da Emdec estão orientando os desvios
WhatsApp Image 2024-12-27 at 09.12.26

A sexta-feira (27) começou com chuvas intensas em Campinas, ocasionando diversos transtornos para os moradores. Foram registradas quedas de árvores e pontos de alagamento em ruas e avenidas. Segundo o boletim da Defesa Civil, o volume de chuva acumulado em 72 horas ultrapassou 80 mm em todas as regiões da cidade.

Um dos pontos críticos é a Avenida Ruy Rodrigues, que alagou na altura da ponte do Rio Capivari e precisou ser interditada. Agentes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) estão no local orientando os motoristas sobre os desvios. Veja quais são:

  • Desvios sentido Centro/bairro: pelas vias Érico Caruso, Itajubá e Bragança Paulista.
  • Desvios sentido bairro/Centro: pelas vias Bragança Paulista, Presidente Juscelino e Padre Donozete Tavares de Lima.

As linhas do BRT também precisaram fazer desvios, e os agentes orientaram os passageiros. Ainda de acordo com a Emdec, houve alagamentos na Rua Iracema de Mattos Brown, na Avenida São Luiz do Paraitinga, na Rua João Caboclo da Silva, no cruzamento com a Rua Paulo Machado de Moraes.

Foto: Brenno Beretta/VTV SBT

Além disso, houve um desmoronamento de atulude entre as vias Bragança Paulista e Dr. Silvio Carvalhaes, via especial para o tráfego do BRT, que precisou ser bloqueada totalmente. Agentes da empresa estão trabalhando para orientar os motoristas sobre os desvios e realizando a limpeza do local.

Alagamentos causam transtornos para moradores do bairro Ouro Preto, em Campinas

Moradores do bairro Jardim Ouro Preto, em Campinas, ficaram ilhados na manhã desta sexta-feira (27), sem conseguir atravessar a Rua João Caboclo da Silva, no cruzamento com a Rua Paulo Machado de Moraes, devido ao transbordamento da ponte do Rio Capivari.

Algumas pessoas ficaram quase uma hora esperando para conseguir atravessar a via, seja para voltar para casa ou ir trabalhar.

“Fiquei 20 minutos na Ruy Rodrigues e estou mais 40 minutos aqui esperando para ir embora. Trabalhei a noite inteira, cansado, e o prefeito não toma uma atitude. Toda vez que chove é desse jeito. Por que o prefeito não resolve isso? É um transtorno”, relatou o morador Marco Roberto.

Foto: Brenno Beretto/VTV SBT

Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que a cidade está em Estado de Atenção devido ao alto volume de chuvas. Há previsão de chuvas intensas durante toda esta sexta-feira. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada nas áreas mais vulneráveis.

A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 600 pessoas que já estão nas ruas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído devido às chuvas e ventos, conserto de galerias e reparos no afundamento de vias.

A Emdec monitora e orienta o trânsito nos pontos de alagamento.


Continua após a publicidade

Prefeitura de Campinas fecha os parques e interdita faixas

A Prefeitura de Campinas fechou todos os parques públicos às 8h desta sexta-feira (27) e também mobilizou equipes de diversas áreas para atuar na prevenção e minimizar os riscos devido às chuvas intensas no município.

A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente em casos de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão em sobreaviso para atuar, caso necessário.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também iniciou a ativação da faixa reversiva (circulação no contrafluxo) na Rua Coronel Quirino, no trecho entre a Rua General Marcondes Salgado e a Avenida Dr. Moraes Salles. Com isso, o tráfego na Rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, estará bloqueado.

A circulação de veículos na pista interna da Avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho entre a altura da Avenida Almeida Garret e o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP), no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), foi interditada.

As medidas visam reduzir a circulação de veículos nessas regiões arborizadas, diminuindo o risco de acidentes provocados por quedas de árvores devido às chuvas intensas. Até o momento, Campinas já registrou mais de 80 milímetros de chuvas acumuladas nas últimas 72 horas.

Rio Capivari transborda em Monte Mor

Uma chuva de forte intensidade atingiu o município de Monte Mor nesta sexta-feira (27), ocasionando o extravasamento do Rio Capivari e resultando em dois pontos de inundação: a Rua Nicolau Árabe e a Rua Siqueira Campos.

As vias permanecem interditadas até que ocorra o escoamento. Não há registros de pessoas feridas.

Previsão do tempo para Campinas e região

Hoje (27), o sistema meteorológico que atua no Sudeste ainda influencia o regime de chuva em todo o Estado de São Paulo, provocando pancadas de chuva, principalmente na faixa leste do Estado, onde há previsão de chuva forte, acompanhada de raios e vento, além de acumulados moderados.

Já neste sábado (28), o sistema meteorológico estará mais voltado para o Estado do Rio de Janeiro; porém, ainda provocará algumas pancadas de chuva nas regiões mencionadas anteriormente, com intensidade menor. Como o solo se encontra encharcado, recomenda-se atenção redobrada, pois ainda há risco de transtornos.

A partir de segunda-feira (29) até o final do ano, o fenômeno meteorológico se deslocará para a Região Nordeste do Brasil; no entanto, ventos úmidos que sopram do oceano em direção ao continente e a umidade da Amazônia criarão condições para pancadas de chuva em todo o Estado. Logo, recomenda-se novamente atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.